domingo, 24 de julho de 2011

Desmame da traqueostomia










Traqueo ocluída enquando dorme
com Oxigênio vias aéreas



Bom pessoal quanto tempo né,mas é que o meu dia-a-dia não é facil
graças a Deus o Gustavo está cada dia melhor e mais arteiro,
já está quase andando,mexe em
tudo,quer subir em tudo e assistir desenhos o dia inteiro!!!
Afffffffffffffffff!!!Rsrsrs enfim...
quer fazer tudo o que um criança faz!!!!

Há + ou- 3 meses comecei a passar o Gustavo com uma Pneumologista a Drª Cristiane Maluly, uma mulher usada por Deus no momento e na hora certa!!!

Antes de passar com ela eu aspirava o Gustavo torno de 30 vezes no dia,(introdução de uma sonda na traqueia para retirada de secreções)
Isso era um incomodo muito grande pra ele e eu não sabia que quanto mais aspirava mais produzia secreção.
Então essa Doutora maravilhosa me ensinou que não precisava aspirar se ele não estivesse desconfortável, enfim... hoje só o aspiramos no máximo 4 vezes no dia.
Isso pra quem entende sobre traqueostomia sabe que é uma grande vitória.

O tempo foi passando e a Drª Cristiane sempre foi nos orientando até que ela falou!!!
O Gustavo está muito bem esta na hora de tirar essa traqueo,me bateu um frio na espinha ,mas fui em frente seguindo todas as suas orientações .

Foi nos ensinado a fechar a traqueo algumas vezes no dia,respeitando sempre o limite do Gustavo,fechava 2 minitos,5,10,15... e assim sucessivamente até que ficou 5 horas fechado ,isso que dizer que se ele tirar a traqueostomia ele vai aguentar!!!

Meu Senhor que maravilha,então o seu Pediatra Drº June Ho Lee,o avaliou e reduziu o tamanho da traqueostomia e agora estamos aguardando o Gustavo se adaptar para a retirada da mesma.

Eu quis compartilhar isso no blog, pois pesquisei muito sobre desmame de traqueostomia e não encontrei nada, espero poder ajudar muitas pessoas com essas informações, pois esse processo é muito importante para pacientes que sabe que um dia pode se livrar da traqueostomia e não tem noção de como é esse processo e só Deus sabe o quanto ficamos ansiosos para que chegue esse dia.

Muito obrigada pelo carinho de todos!!!

13 comentários:

  1. Oi! Meu nome é Elisa e sou mãe de uma menina de 5 meses com paralisia cerebral que tem traqueostomia.

    Nao encontro informações em lugar algum sobre desmame e queria saber o que eu posso fazer por ela para ajudar no desmame.

    Gostaria muito de conversar com a pneumo de voces.

    Tambem temos um blog: http;//petitica.wordpress.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acabei de conhecer seu blog e já estou apaixonada por seu príncipe. Tenho a plena certeza de que será um grande homem de Deus, e tudo que ele já passou mesmo sendo tá pequenino servirá para honra e glória de nosso Senhor. Que Deus continue lhe conservando em perfeita paz, renovando sua fé e suas forças a cada dia. Deus abençoe o Gustavo e toda a sua família. Um grande abraço mulher de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um filho de 30 anos que sofreu um acidente de moto e usa a traqueo dede o dia do acidente 1 ano e 8 meses e ontem uma medica me falou depois que passam 6 meses usando a traqueo ela fica sendo permanente não poderá mais fazer o desmame mas meu filho respira normal sem ajuda de oxigênio e meu sonho é ele tirar a traqueo pois cada vez que tem que aspirar é um sofrimento e sei que ele se sente incomodado,mas não vou perder minha fé em Deus sei que logo ele vai tirar

    ResponderExcluir
  4. Ola. Tenho um bebê de 8 meses e queria saber como foi o processo de desmame do seu filho e com quantos anos foi. Meu bebe tem8 meses e usa traqueostomia. Estamos tentando o desmame mas esta tao difícil.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Fábio
    Ele usou por dois anos foi um processo longo, pq ele tinha broncodisplasia pulmonar, primeiro foi tratado bem esse pulmão com corticóides e antibióticos. Quando diminuímos essa secreção e aspirações com uso da válvula de fala e depois incluído totalmente, como q tinha condição de tirar a traqueostomia. Mas tudo é com muita paciência e perseverança

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Fábio
    Ele usou por dois anos foi um processo longo, pq ele tinha broncodisplasia pulmonar, primeiro foi tratado bem esse pulmão com corticóides e antibióticos. Quando diminuímos essa secreção e aspirações com uso da válvula de fala e depois incluído totalmente, como q tinha condição de tirar a traqueostomia. Mas tudo é com muita paciência e perseverança

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,

    Tenho um filho de um ano e faz uso da traqueostomia, gostaria de saber como está seu filho, após retirada da Traqueo... E com quantos anos ele colocou a válvula se fala e começou a fazer o desmame da Traqueo? A história do seu filho é muito parecida com o meu.. Ele também tem broncodisplasia pulmonar.

    Aguardo retorno Att

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,

    Tenho uma filha de um ano e oito meses que tem traqueo e gastro, gostaria de saber como você fazia para ele dormir a noite. Hoje tenho home care.

    ResponderExcluir
  9. Olá boa noite td bem?
    Minha filha tem 1 ano e 2 meses nasceu com mielomeningocele e hidrocefalia tem traqueostomia e gastrostomia ficou 8 meses na UTI mais graças a Deus está em casa hoje. Ela esta em fase de desmame do aparelho e gostaria de saber como Vc tampava a traqueo com o que? Ele começou a respirar logo pelo nariz e boca ou demorou? Se poder me responder aguardo ansiosa. Deus abençoe um abraço

    ResponderExcluir
  10. A Dra Cristiane e um anjo enviado por Deus uma médica abençoada por Deus,cuidou do meu neto Guilherme e com o tratamento nunca mais precisou internar tinha 2 meses quando passamos com ela pela primeira vez, hoje tem 10 anos ! Só tenho que agradecer a Deus por essa médica um ser humano maravilhoso que nos ajudou !

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu filho esta n uti a 56 dias e foifeito a traqueostomia bate uma inseguranca sobre td meu deus nos ajude foi o melhor para ele e eu estou junto d meu filho

    ResponderExcluir
  12. Oi tenho uma fillha de 10 meses ela também fez traqueostomia minha fillha já usou respirador eletrônico bipapi mas por milagre hoje ela não usa mais queria saber do desmame da traquio

    ResponderExcluir