sábado, 20 de agosto de 2011

Novidades sobre a retirada traqueostomia

Nossa amiga do projeto pequenos guerreiros divulgou em seu blog a vitória do Gustavo
Acompanhe o que ela escreveu:

E o vento nos traz boas novas! Gustavo Samuel livre da traqueostomia!

Gustavo Samuel agora
livre, leve e solto!
A parte mais gostosa do blog é receber os e-mails de vocês, como já disse tantas e tantas vezes. Já pensei e repensei inúmeras vezes, o projeto já ganhou tantos novos contornos e no momento meu caminho aqui no blog é esse dividir de mãe para mãe todos os percalços que o nascimento antecipado pode trazer. Quando penso seriamente em parar de postar, algo me anima a continuar! Semana passada recebi um e-mail maravilhoso contando notícias do Gustavo Samuel. A mamãe Kelly já nos contou sua história (http://www.projetopequenosguerreiros.com/2011/05/prematuro-luta-pela-vida-historia-do_23.html) sobre a traqueostomia e as vitórias do baixinho, as boas novas são que Gustavo Samuel tirou a traqueostomia! Vida nova ao nosso Pequeno Guerreiro!

Traqueostomia, explicando de uma maneira beeem por cima, é um caninho colocado através de cirurgia na garganta ligado à ventilação mecânica (oxigênio) para ajudar o bebê a respirar melhor.

Copio aqui do blog da mamãe Kelly um pequeno resuminho da história de Gustavo Samuel:

Meu nome é Gustavo Samuel, nasci dia 18-07-09 prematuro de 29 semanas (6 meses e ½) com 780 gr e 27 cm,meu parto foi antecipado pois estava entrando em sofrimento fetal. Já dá pra entender porque sou um milagre né!!! Fiquei 8 meses e meio internado, quando recebei a 1º alta. Por ter ficado muito tempo entubado e dependendo de oxigênio gerei uma broncodisplasia pulmonar,mas graças a Deus conforme vou crescendo novas partes do pulmão cresce junto e ficarei curado dessa enfermidade. Fiquei entubado por 4 meses e sem chance de extubação precisei fazer a traqueostomia. Hoje estou com 2 anos, fiquei internado por varias vezes, mas graças a Deus e minha enorme força de vontade de viver , estou em casa e agora sem traqueostomia, retirada no dia 07/08/2011 com sucesso. Estou esperto ,gostoso e fazendo muita bagunça..

4 comentários:

  1. Meu avô (81 anos) teve insuficiência respiratória, e sofreu um avc dentro do hospital, ficou no cti 1 mês, lá fizeram a traqueo nele (foram vários erros médicos), a primeira vez eles falaram que deu hemorragia, e por fim a segunda deu certo, pois só respirava através dos aparelhos. Já fazem 3 meses internados, o trabalho de desmame está sendo árduo, primeiro diminuíram a frequência do bipap e mais para frente foi tirando o oxigênio, foram várias tentativas, que tbm teve seus fracassos, mas a esperança reina sobre nós, e hje com grande felicidade estão fazendo o desmame da traqueostomia (tiraram a traqueo e fizeram um curativo no lugar para a cicatrização), depois de várias tentativas, essa semana será decisiva para meu avô. Estou torcendo muito pelo seu filho... =) Força ae...
    Que Deus te ilumine, ilumine seu filho...
    Um grande abraço...
    Meu e-mail se precisar é matheus_silqueira @ globo . com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus. Informe seu email para trocarmos informações, pois minha avó está passando pela mesma situação.

      Excluir
  2. Olá, Kelly, confesso que ler o blog do Gustavo me deu um grande alento e me senti abraçada!! Meu filhote, Heitor, nasceu de 25 semanas com 730gr e ainda usa a traqueo, ficou exatos 4 meses entubado e há mais de um ano não precisa de oxigenio porém a traquéia foi lesionada e ainda estamos em tratamento para a retirada da traqueo. Estou vendo que o Gustavo está um fofo e bem gordinho, você lutou muito com o baixo peso? Se puder e quiser entre em contato comigo por email. Sempre que vejo uma criança vencer desse jeito fico extasiada de emoção, muita alegria né?! Um grande abraço e parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Deia deixa seu e-mail para que possamos trocar informações!!

    ResponderExcluir